
No local, a equipe da SEMATUR conversou com o responsável pela manutenção, Sr. Emerson, que explicou tratar-se de um transbordamento ocasionado pelo excesso de material na elevatória que recebe os efluentes da rede municipal. Nessas situações, o volume excedente era direcionado indevidamente ao córrego.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Dutra, relatou que a situação foi normalizada após a limpeza do equipamento:
“Assim que o excesso foi removido, o nível dos efluentes baixou e o transbordamento cessou. A Prefeitura tem apoiado a limpeza do sistema duas vezes por semana, com o caminhão limpa-fossa da Secretaria de Infraestrutura”.
A vistoria foi encerrada após a equipe da ETE assumir o compromisso de comunicar o ocorrido aos superiores e adotar medidas para evitar novas ocorrências.
Encaminhamentos institucionais
A SEMATUR elaborou um relatório técnico que foi enviado ao Ministério Público Estadual, à ABAFA e ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) para ciência e possíveis deliberações.
Fonte:Assessoria de Imprensa
Autor:Assessoria de Comunicação
Local:Brasilândia



Mín. 19° Máx. 28°





