Quinta, 25 de Junho de 2026
10°C 17°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Secretaria de Saúde destaca parceria histórica na inauguração da nova sede da Fiocruz MS

Secretaria de Saúde foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado e mantém cooperação estratégica em ensino, pesquisa, inovação e fortal...

25/06/2026 às 14h38
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Secretaria de Saúde foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado e mantém cooperação estratégica em ensino, pesquisa, inovação e fortalecimento do SUS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) participou, segunda-feira (22), da inauguração da nova Sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Campo Grande. A nova estrutura amplia a capacidade científica da instituição no Estado e reforça a integração entre pesquisa, inovação e SUS (Sistema Único de Saúde), consolidando uma parceria construída ao longo de quase duas décadas.

O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou o papel estratégico da Fiocruz diante das transformações econômicas e sociais vividas por Mato Grosso do Sul.

"Não haverá crescimento sustentável sem qualidade de vida. Não haverá prosperidade econômica sem uma população saudável", afirmou.

A nova sede fortalece a atuação da Fiocruz em um território considerado estratégico pela sua biodiversidade, interculturalidade e posição geográfica de fronteira, ampliando a capacidade de desenvolvimento de estudos e ações voltadas à saúde da população sul-mato-grossense e brasileira.

Parceria construída desde os primeiros passos

Durante a cerimônia, a coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino, ressaltou que a SES foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado, ainda nos primeiros anos de implantação da unidade.

"A SES foi a nossa primeira casa. Desde os tempos da Escola de Saúde Pública, desenvolvemos uma parceria histórica e extremamente importante, especialmente nas áreas de educação e qualificação profissional", enfatizou.

Segundo Jislaine, a cooperação entre as instituições se expandiu ao longo dos anos e hoje contempla ações nas áreas de saúde digital, pesquisa, formação profissional e resposta a emergências em saúde pública.

Durante a pandemia da Covid-19, a parceria entre Fiocruz, SES, municípios e diversas instituições resultou na constituição de uma ampla força-tarefa para o enfrentamento da emergência sanitária.

"Entregamos hoje muito mais do que um prédio. Entregamos um espaço dedicado à construção de redes de colaboração, à produção de conhecimento e ao fortalecimento do SUS", destacou a coordenadora.

Ciência para responder aos desafios do desenvolvimento

Ao representar o Governo do Estado, Maurício Simões ressaltou que Mato Grosso do Sul vive um intenso processo de industrialização, diversificação econômica e atração de investimentos, cenário que impõe novos desafios à saúde pública.

O secretário citou empreendimentos instalados em municípios como Ribas do Rio Pardo, Inocência e Bataguassu, que demandam monitoramento constante dos impactos sociais e sanitários decorrentes do crescimento econômico.

"Nesse contexto, a presença da Fiocruz em Mato Grosso do Sul torna-se ainda mais estratégica", afirmou.

Para o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, a nova sede simboliza um modelo de atuação baseado na cooperação institucional e na integração entre ciência, inovação e desenvolvimento social.

"A pandemia demonstrou que os desafios da saúde ultrapassam fronteiras nacionais. Precisamos fortalecer permanentemente o SUS, a ciência e a capacidade nacional de produção de conhecimento", afirmou.

Moreira também destacou que temas como mudanças climáticas, envelhecimento populacional, emergências sanitárias e os impactos da Rota Bioceânica exigem respostas cada vez mais integradas entre governos, instituições de pesquisa e sociedade.

Legado para o SUS

Instalada em área compartilhada com a Embrapa Gado de Corte, a nova sede é resultado de anos de articulação institucional, apoio parlamentar e cooperação entre diferentes parceiros.

A estrutura foi concebida para integrar as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Fiocruz, permitindo o compartilhamento de equipamentos, tecnologias e competências entre diferentes grupos científicos, além de otimizar recursos públicos.

"Esta estrutura está aberta aos nossos parceiros e à sociedade sul-mato-grossense. Este é um legado para o SUS e para toda a população de Mato Grosso do Sul", concluiu Jislaine.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
19°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 17°

19° Sensação
2.39km/h Vento
60% Umidade
100% (4.91mm) Chance de chuva
07h14 Nascer do sol
18h07 Pôr do sol
Sex 24° 12°
Sáb 28° 17°
Dom 30° 20°
Seg 27° 17°
Ter 28° 17°
Atualizado às 14h01
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,23%
Euro
R$ 5,89 -0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,396,09 -2,46%
Ibovespa
172,264,06 pts 1.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Lenium - Criar site de notícias