
Silvano Moraes, organizador do evento, não escondeu o entusiasmo: "A expectativa foi superada duas vezes mais do que esperávamos. Tivemos que prolongar para o domingo porque a movimentação foi fora do normal. A parceria com a prefeitura fez com que tivéssemos uma adesão bem grande, até pessoas de fora da comunidade".
PROGRAMAÇÃO QUE ENCANTOU
A sexta-feira (29) foi dedicada à Noite Cultural, com apresentações autênticas de música, dança e expressões culturais dos povos originários. No sábado (30), os tradicionais Jogos Indígenas tomaram conta da aldeia, com competições de corrida do saco, arco e flecha, lança e outros esportes característicos. À tarde, as competições de vôlei e futebol integraram ainda mais os participantes.
"Os jogos sempre tiveram a expectativa de atingir 100% da comunidade, mas este ano superou", comemorou Silvano. "As pessoas que vinham de fora tiveram a possibilidade de participar conosco e saíram com outra visão, questionando, perguntando. Isso fez com que realmente tivesse uma autovalorização e as pessoas pudessem conhecer, de fato, quem somos nós".
INTEGRAÇÃO QUE QUEBRA BARREIRAS
No domingo, a integração continuou com a participação de times de futebol de outras cidades, incluindo o Master do Futuro e time do Bahia. "O esporte tem essa quebra de barreira e traz as pessoas para conhecer outro universo, outras perspectivas", destacou o organizador.
A Aldeia Ofayé, que conta atualmente com 106 pessoas, é conhecida por sua rica cultura e tradições que resistem ao tempo. Eventos como este são fundamentais para preservar e valorizar essa herança cultural, além de promover o respeito e a integração entre todos os brasilandenses.
Silvano finalizou agradecendo: "Agradecemos muito à prefeitura por acreditar neste projeto e fazer com que este evento saísse nas suas melhores conformidades dentro da Terra Indígena".
SOBRE A ALDEIA OFAYÉ
Localizada a 12 km de Brasilândia, na região Costa-Leste de Mato Grosso do Sul, a aldeia mantém viva a cultura e tradições do povo Ofayé, sendo referência em resistência cultural e integração comunitária.
Fonte:Assessoria de Imprensa
Autor:Assessoria de Comunicação
Local:Brasilândia




Mín. 19° Máx. 28°





